domingo, 30 de outubro de 2011

Que horas são?

Como já todos devem saber, hoje mudou a hora. Sim, hoje dormimos todos mais uma hora, mas em contrapartida, às 18 horas já estava de noite.

Existem várias questões relevantes acerca deste tema, como a razão para esta mudança, se esta mudança é vantajosa ou se esta alteração é irrelevante para a maioria das pessoas.

Em primeiro lugar parecem existir várias justificações para estas alterações bianuais nos relógios nacionais, umas relacionadas com razões energéticas, ou outras, que na minha opinião são mais estranhas, em que se justifica este acontecimento com a necessidade de alinhar o ciclo da terra com o nosso ciclo interno (um relógio biológico), seja lá o que isso for (isto já parece o post dos signos)! Fora de qualquer justificação, a verdade é que desde pequenos que estamos habituados a dormir mais uma hora no final de Outubro e ficamos danados quando em Março nos roubam uma preciosa hora de sono.

O “problema” não é tão grave (para a maioria das pessoas) quando falamos da alteração em Outubro, porque acabamos por dormir mais uma hora e não nos atrasamos para qualquer compromisso. Mas e aquelas pessoas que trabalham à noite? Já imaginaram que estavam num turno nocturno da meia-noite às 6 da manhã? Chegava às duas horas e é como se a última hora de árduo trabalho não tivesse existido.

Quando estamos em Março e nos roubam a tal hora de sono, temos que levar ainda com outros factores, como sempre que temos um compromisso marcado com outras pessoas, há sempre alguém que se atrasa por não se lembrar de acertar o relógio, ou ainda termos que andar no dia anterior à mudança de hora a ouvir os nossos pais a lembrar “não te esqueças que muda a hora!”.

Agora que sou um “trabalhador”, dou graças a Deus (ou Lúcifer?) por não se terem lembrado de atrasar a mudança de horário para segunda-feira às 10 da manhã, que apesar de repor alguma justiça aos “desgraçados” que trabalham de madrugada, só me ia lixar a mim!

Sem comentários:

Enviar um comentário