sábado, 1 de outubro de 2011

Um político foi preso!!!??? Ah afinal não...

Mais um belo episódio da justiça portuguesa foi escrito nestes dias. Isaltino Morais foi preso apesar de o seu caso ainda não ter transitado em julgado, o que segundo os especialistas não podia ter sido feito. Eu realmente quando ouvi a notícia estranhei, até pensei para comigo: " Eh lá um político possivelmente corrupto foi preso, devo ter lido mal." Afinal foi mesmo preso, mas no dia a seguir soltaram-no.

A Justiça portuguesa até pode ter melhorado nos últimos tempos, mas casos como este assombram e denigrem a imagem desta importante área da sociedade portuguesa. Em Portugal a justiça portuguesa não funciona, ponto! É lenta! É burocrática! Quem tem dinheiro safa-se sempre! Noutros países quem tem poder, dificilmente é apanhado, contudo de vez em quando, um é pescado e prendido até ao fim. Neste país os advogados bons aproveitam-se das claras falhas do sistema. O objectivo da maior parte dos advogados de defesa não é ganhar o caso do seu cliente, é sim deixar que ele entre no sistema e que por lá adormeça no meio de mil e um recursos.

Em Portugal a Justiça é muito user`s friendly ( o utilizador neste caso será o réu ). É mesmo fácil de usar pelos canalhas e criminosos! Pelo menos agrada a alguém...

Às vezes penso que uma estrutura de justiça mais primitiva ( embora sujeita a mais erros e falhas, por vezes graves) seria mais eficaz. Ainda hoje estava a ver um filme, com Clint Eastwood, " For a few dollares more", filme que recomendo vivamente, e cheguei à conclusão que o sistema de justiça do faroeste era bastante eficaz e livre de burocracias. Bastava arranjar um cartaz com o criminoso e uma recompensa, com a palavra Wanted estampada. E muitas vezes os criminosos eram apanhados, pelo menos no filme... Num mundo virtual, imaginem que alguns políticos possivelmente corruptos de Portugal estão no velho faroeste:






Sem comentários:

Enviar um comentário