segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Outros - Conhecidos-desconhecidos

Na nossa vida, há aqueles que são os nossos amigos, aqueles que são os nossos colegas e aqueles que são os Outros. Quanto aos dois primeiros grupos, acho que não preciso de fazer qualquer explicação. O último grupo, chamei de Outros porque não se englobam nem no grupo dos amigos, nem no grupo dos colegas, acabam por ser uns conhecidos-desconhecidos.
Os Outros são aquelas pessoas que passam por nós várias vezes, que frequentam os mesmos sítios que nós, ou simplesmente que são nossos colegas, mas que nunca trocámos uma única palavra com eles, nem sequer dizemos bom-dia ou boa-tarde quando nos cruzamos em qualquer sítio habitual.
A situação que quero chamar a atenção hoje é a alteração de comportamento que parece existir quando se encontra uma pessoa desse grupo num sítio diferente do habitual. Quando encontramos um desses Outros num sítio de férias ou numa saída à noite, há sempre a tendência de dizer, pelo menos, um “Olá! Tudo bem?”, ou um “por aqui também?”, como se houvesse alguma diferença entre encontrar essas pessoas no lugar habitual ou num lugar diferente.
Parece que as coordenadas afinal são um factor importante que determina o tipo de relações entre as outras pessoas.
Seria falta de educação não dizer nada quando encontramos alguém que vemos regularmente num sítio diferente? Talvez, mas qual é a diferença entre encontrar essa pessoa nesse sítio ou no seu lugar habitual? Nenhuma.

Sem comentários:

Enviar um comentário