domingo, 25 de novembro de 2012

México com problemas de identidade



Há algum tempo, o Sérgio Veloso, esse animal social, escreveu um artigo, para este blogue, sobre os nomes dos países. E parece que o presidente do México, fan incondicional de "Os Binóculos de Lúcifer", leu esse mesmo artigo, e decidiu mudar o nome do seu país para... Direi mais abaixo, vamos manter o suspense.  

É verdade... Felipe Caldéron está a pensar mudar o nome do país do Kin Kin Fonseca e do Speedy Gonzales. De resto este facto foi noticiado, como poderão observar no link abaixo apresentado. No entanto, se repararem no título da notícia "Felipe Calderón quer mudar o nome oficial do México", poderão esperar que venha aí mais uma extravagância americana, a la Hugo Chavez. Confesso que estava à espera de algo diferente do que li. Pensei que o país ficasse com o nome de algo característico do país, como por exemplo a Tequila. Já imaginaram, o México mudar o nome para Tequila, e a sua capital para Tequila City? Com um nome destes, esta cidade teria tudo para ser o maior destino nocturno do mundo! 

http://noticias.sapo.pt/internacional/artigo/felipe-calderon-quer-mudar-o-nom_5300.html

Se leram a notícia, presente no site do sapo, já sabem qual é o novo nome que o presidente mexicano quer dar ao seu país. O novo nome do México será.....rufos de tambores....México. É isso... querem mudar o nome de México para México, acham que estou maluco? Não, basicamente o nome oficial do México, é Estados Unidos Mexicanos, todavia quase ninguém utiliza este nome. Trata-se apenas do nome oficial, um plágio dos seus vizinhos do norte. Por isso, o presidente Calderon, a bem da identidade nacional, quer mudar o nome de Estados Unidos Mexicanos, para simplesmente México. 


Para terminar este artigo, e como não tem parado de chover, recomendo um clássico do cinema americano, "Serenata à Chuva", ou como é mundialmente conhecido, "Singing in the rain". Um filme bastante light, ideal para uma tarde cinzenta como a de hoje. Fiquem com uma das minhas cenas favoritas:




Sem comentários:

Enviar um comentário