quinta-feira, 18 de outubro de 2012

SPA versus Termas


Faz muito tempo que não escrevo nada neste antro blogosférico, que muitos críticos consideram, em termos de conteúdo, matéria excrementícia (ah Futre!). Todavia, não obstante, contudo, porém, encontrei um tema super interessante. Refiro-me evidentemente, às termas!

As estâncias termais já existem desde a era dos romanos, e quando eu era um petiz pensava que as pessoas que frequentavam as termas também eram desse tempo. Uma cambada de velhotes com roupa a cheirar a naftalina e a cabeça a laca elnett, a passear, a banhar-se e a beber água para combater a doenças reumáticas.

O tempo passa, as modas mudam. Muitas estâncias termais passaram e passam por uma crise tremenda. Bastantes estão num visível estado de abandono. 

No entanto, outras adaptaram-se aos tempos, não apenas mudando o conceito inerente às estâncias termais convencionais, tornando-se em verdadeiros centros de saúde e bem estar, resorts de luxo, mas também alterando o seu nome para Spa. Aqui já não imagino velhotes com corega nas pochetes para colar as placas às gengivas. Imagino sim super-modelos  com lama na cara a fazer tratamentos de beleza e a passear umas longas e esbeltas pernas que suportam  uma beleza estonteante.

Spa é o nome  de uma cidade belga, na zona de Liège,  que é famosa naturalmente pelas suas estâncias termais. Spa e termas são sinónimos ou quase sinónimos. Todavia, para mim, as termas serão sempre para velhinhos e os Spas para gajas boas (desculpem nesta frase soltei o javardola que existe dentro de mim). 

Já reparam que há palavras que sendo sinónimos têm mais charme que outras. Como neste caso, Spa tem muito mais glamour do que termas.

Um tipo educado, mesmo com algum pedigree, solta o seguinte léxico:
1- Faleceu
2- Flato
3- Glutio
4- Reprovou
5- Rapariga Apreciável
6- Refluxo
7- Forte
8- Felação
9- Caramba
10- Spa 

Enquanto que um javardola para o mesmo conjunto de palavras, expressa-se com os seguintes sinónimos:
1- Morreu
2- Peido
3- Cu
4- Chumbou
5- Gaja boa / Toira / Febra
6- Gomitado
7- Badocha
8- Bro.... http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=falacio .... é melhor irem ver ao dicionário (se têm menos de 18 anos, cliquem na cruz no canto direito deste ecran, sff).
9- Cara... Bem estas duas já devem ter percebido que foram sugeridas pelo Sérgio "O Labrego" Veloso. Mas posso dizer que a palavra acaba num tempero que os vampiros detestam.
10- Termas

Conclusão: Spas são para febras e tipos com pedigree, enquanto que termas são para velhotes e javardolas. Por isso, mudar o nome para Spa foi e é uma boa estratégia de Marketing.


Para terminar, gostaria de divulgar as estâncias termais da Curia, na Bairrada, de onde sou natural. http://www.termasdacuria.com/. Boa gastronomia, água que faz bem à saúde, bom vinho (que ainda faz melhor) e um centro de massagens e relaxamento únicos no país. Visitem! 

Sem comentários:

Enviar um comentário