terça-feira, 10 de abril de 2012

Olho por olho, rim por rim

"As autoridades chinesas indiciaram cinco pessoas, no centro da China, por envolvimento no tráfico ilegal de órgãos humanos, depois de um adolescente ter vendido um rim para comprar um iPhone e iPad, informou a agência Xinhua.
Os procuradores da cidade de Chenzhou acusaram os suspeitos pela organização da operação de remoção e transplante de um rim de um estudante de 17 anos, de acordo a agência chinesa.
Entre os acusados está um cirurgião, um empreiteiro de um hospital local, e corretores que buscavam doadores online e alugaram uma sala de cirurgia para realizar a operação.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/vendeu-um-rim-para-comprar-um-ipad=f717578#ixzz1rYAx52Bq

Esta notícia deixou-me chocado evidentemente, mas não consigo de ver aqui, se nos abstivermo-nos do pormenor que estamos a lidar com a vida de uma pessoa, um negócio cheio de potencial.
Já estou a ver anúncios do género: "Compre um iPad por apenas um rim, se não ficar satisfeito devolveremos o seu órgão. Ou, "por apenas mais dois dentes do ciso, oferecemos-lhe a capa para o seu iPad!"

Como é que a miúda terá explicado aos pais onde tinha ido buscar dinheiro para comprar um iPad:
- O que é isso? – perguntam os pais
- É um iPad – responde a miúda
- Roubaste? Onde arranjaste dinheiro para isso, minha menina?
- Foi obtido com meu sacrifício pessoal. Olhem saiu-me do corpinhooo…
Não é assim tão anormal, este tipo de transacções, onde se utilizam órgãos humanos como moeda. Não há uma expressão muito antiga, que postula o seguinte: “este carro custou-me, os olhos da cara”.
Já imaginaram se houvesse um mercado bolsista, onde se transaccionassem rins, já estou a ver as notícias de economia:  “ O preço do rim continua a subir, o que tem sido uma tendência desde o inicio do ano, tudo se deve ao corte nos transplantes ilegais no Irão…”

Sem comentários:

Enviar um comentário