terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Carnaval ninguém leva a mal

"Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C..[1] É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "carnaval"." - Wikipedia.

Eu sabia que o Carnaval ditava o início da quaresma e o princípio do sacrifício e do jejum para os cristãos, não sabia é que esta tradição tinha tido origem na Grécia. Engraçado, que nos dias de hoje sinto, que tanto Portugal como a Grécia, passaram por um período de Carnaval, onde andaram mascarados de países ricos, mas que afinal apenas estavam a viver acima das suas reais possibilidades. E a seguir ao Carnaval, lá está, segue-se a quaresma, ou para Portugal e Grécia, segue-se a austeridade e os consequentes sacrifícios.

O Carnaval para mim representa um trauma de infância. A última vez que me mascarei tinha onze anos, e consegui uma bela farda de mosqueteiro. Chapéu com pena, botas de cano alto, colarinho de renda, luvas, manto com uma cruz estampada, espada, e um belo e fino bigode desenhado com lápis de carvão. Naquela altura era bem mais franzino que sou hoje e era um dos alvos predilectos dos bullies da minha escola. No entanto, naquele dia, não sei se era por estar coberto por um manto de super-herói, estava mais confiante e sem medo de ninguém. Ao ver os bullies no pátio a meterem-se com outra criança indefesa, cometi o erro de os mandar parar. Eles largam o miúdo, vem em minha direcção a rir-se, eu desembainho a espada e digo: "rendam-se ou preparem-se para sofrer!". Bem e o que é certo é que fugiram com medo..... quer dizer isto era o que eu gostaria que tivesse acontecido. Mas o que realmente aconteceu, foi que facilmente me retiraram a espada de plástico da concentra, e ma partiram pelo lombo abaixo (também não foi difícil). Enfim, depois fui salvo pelo melhor amigo dos nerds, o toque para as aulas e os bullies lá me largaram. E assim fiquei eu, de mosquete partido, fatiota amachucada e um bigode transformado em pêra, pois as lágrimas fizeram-me escorrer a tinta para o queixo. 

Daí eu não ser muito amigo do Carnaval. Penso que este feriado, ou melhor dizendo este dia  em que as pessoas não trabalham, por vezes é o free pass para a estupidez, ou então é um abre olhos. Já reparam que muito homem que se diz muito macho, se adora vestir de matrafona no dia de Carnaval, não sei não, parece que é sentimento recalcado. 

Depois aquela lengalenga (adoro a sonoridade desta palavra), é Carnaval ninguém leva a mal, não é bem assim. Se eu levar com um balão de água no meio das trombas vou levar a mal. Ou se me despejarem um bombinha de mau cheiro no casaco também não vou gostar muito. (sim, também me fizeram isto na escola, fiquei com a alcunha do texugo por uns tempos). 

Em Portugal acho engraçado, os Carnavais cariocas, que andam por aí. Sinceramente, acho piada a alguns carnavais tradicionais como o de Famalicão, Ovar ou Torres Vedras, onde a sátira e a crítica saem à rua. Contudo, já não consigo achar piada a carnavais que são imitações baratas do Carnaval do Rio. Eu sou da zona da bairrada, e sinceramente ao ver o Carnaval da Mealhada tenho pena das raparigas que vão a sambar no corso, devem rapar um frio medonho. Vão quase desnudadas em pleno Inverno, corajosas mas loucas. São autênticas galinhas, pois têm as plumas e a pele da ave. Há dois tipos de pele boas para comer na Mealhada, a pele estaladiça do leitão e pele de galinha das moças do samba. 

O Carnaval favorito de Lúcifer, é o de Macedo de Caveleiros, pois por esses lados, existem os Caretos de Podence. Que não são mais que personificações diabólicas e misteriosas, que assustam as terras de trás-os-montes. Acho bastante engraçados aqueles fatos. Fiquem com um vídeo sobre esta tradição nortenha e Bom Carnaval.




Sem comentários:

Enviar um comentário