domingo, 4 de dezembro de 2011

Pois é! Podia ser pior!

Estranho é o nosso país e a mentalidade das nossas gentes. Tenho a certeza que Lúcifer iria adorar o nosso quadradinho à beira mar plantado. Para já, poucas são as nações que nasceram com um filho a bater na mãe, depois os portugueses em geral têm pensamentos e expressões demoníacos. De alguns, já vos falei eu, neste nosso cantinho cibernético, apelidado "Os Binóculos de Lúcifer" (sei que cantinho é uma palavra extremamente amaricada, mas temos de ser pluralistas). E contínuo hoje com o "Pois é! Podia ser pior!".

Nunca se aperceberam de quando uma tragédia ou um mero acidente acontece, há sempre alguém que diz " Pois é! Podia ser pior!". 

Alguns exemplos:

" Ai não sabias que Sicrano partiu a perna num acidente de automóvel?" diz alguém, "Chiii! Pois é! Podia ser pior! Podia ter ficado paralítico, e passar o resto da vida a comer por uma palhinha!", alguém responde. Isto é um clássico, acidentes de automóvel são dos casos em que mais se utiliza a expressão "Pois é! Podia ser pior!" 

"Sabias que Beltrana morreu de repente?", diz alguém. "Chiiii, não me digas! "Pois é! Podia ser pior! Podia ficar acamada e demorar anos a morrer, só sorte que a Beltrana teve!" Outro clássico, a morte de alguém. Não é azar suficiente morrer, pergunto eu?

"Sabias que o Alberto João ganhou de novo as eleições na Madeira", diz alguém. "Chiii. Pois é! Podia ser pior! Podia ter ganho as eleições para Presidente da República", esta não é usada muito, mas bem que podia ser.

" Sabias que morreram meio milhão de Fulanos no Japão, num Tsunami" diz alguém. "Pois é! Podia ser pior! Podia ter morrido um milhão, com um rebentamento de centrais nucleares, conjugada com duas erupções vulcânicas, e chuva de vacas gigantes com a doença encefalopatia espongiforme bovina* e ainda uma saraivada!" , mais um clássico. Claro que um desastre mensurável numericamente pode ser sempre pior, bastando acrescentar um elemento à tragédia. 

"Sabias que eu tinha lepra?" diz alguém. "Pois é! Podia ser pior! Podia ser eu!" Cá está, provavelmente a expressão mais usada "Pois é! Podia ser pior! Podia ser eu!". 

"Hey o Sporting ganhou ao Benfica" diz alguém. "Chiii, não há nada pior!", tinha de fazer esta piadinha. Esta, só mesmo por mero acidente, pois é mesmo um acontecimento improvável de acontecer.

Como podemos ver através destes exemplos, para muitos de nós o mal dos outros não é suficiente. Claro que como diz o ditado " Um azar nunca vem só", mas não é preciso pedir mais, que eles vêm de espontânea vontade. 

* Encefalopatia espongiforme bovina é uma variante da doença Creutzfeldt-Jakob. Ainda não perceberam? Pronto é a doença das vacas loucas

Nota: Eu sou aspático e esqueci-me da bombinha da aspa em casa, se por acaso o texto contiver muitas aspas, não se admire.

Por fim, deixo-vos uma sugestão relacionada com o tema. É o filme cujo o nome é " A Ressaca", onde tudo o que pode de acontecer de mal acontece. É uma comédia hilariante, que recomendo vivamente. Eis o trailer: 




Sem comentários:

Enviar um comentário