quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Omenagem à Língua Portuguesa

O tema deste artigo, lembra-me uma canção infantil que continha a seguinte letra: "Eu perdi o dó da minha viola, da minha viola eu perdi o dó..."E porque é que me lembra esta música? Por causa do acordo ortográfico. As professoras primárias bem podiam adaptar a letra para: " Eu perdi o "p" do meu Egipto, do meu Egipto eu perdi o "p"....". 

O acordo ortográfico vai servir de desculpa para muita gente, que escrevia mal (assim como eu), para dar erros a torto e a direito. Na passada terça-feira, vi um cartaz em que a palavra homenagem aparecia escrita de duas maneiras: "Omenagem" e "Homenagem"


A menos que a pessoa que tenha escrito tenha tido um ataque de esquizofrenia, penso que o motivo que o terá levado a escrever assim, tenha sido o novo acordo ortográfico. Como não sabia escrever, escreveu das duas maneiras. Contudo, teve muito azar visto que homenagem, não perde o seu belo e amado "h". 

Não obstante,no meu ponto de vista o novo acordo ortográfico encerra inúmeras vantagens:


  • Em primeiro lugar, em tempo de crise poupa-se tinta. As palavras têm menos letras, algumas delas passam a ter a letra inicial minúscula. Cartazes e manuscritos estatais, vão poupar imenso em letras. 
  • Como referi há bocado é vantajoso, porque temos todos desculpa agora para dar erros. 
  • As séries e filmes que vêm sacadas da net de sites brasileiros ( Srs da ASAE, se estão a ler isto eu não faço downloads ilegais), agora já estão com o português correcto.
Mas como não há bela sem senão, o acordo ortográfico pode ser perigoso nos emails ou mensagens. Por exemplo imaginem que um rapaz está tentar engatar alguém e diz o seguinte num mail: " Eu gosto muito de viajar, e no passado verão fui a Roma, mais precisamente ao Vaticano. Bem, vi nas capelas cada teto mais esplendoroso...." A partir daqui o engate estava arruinado. Tecto deixa de ser tecto e passa a ser teto. O que o rapaz se queria referir era aos tectos das capelas, como o tecto da capela Sistina que é magnífico. Que pena arruinar uma possível relação assim. 

Já agora aproveito para deixar a dica, quando forem a Roma contemplem o teto da capela Sistina. 






Sem comentários:

Enviar um comentário