sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Gíria Futobolística

Existem vários idiomas no mundo, como por exemplo: o português, o francês, o inglês, o italiano ou o futobolês.

O futobolês é uma língua de origem anglo-saxónica que surgiu, no fim do século XIX, aquando do aparecimento desse desporto conhecido como Futebol. É um idioma com um léxico completamente diferente de qualquer outra língua, é verdadeiramente ímpar. Tão ímpar que certas expressões não fazem sentido nenhum! Vamos tentar luciferinar esta questão! 

Uma das expressões que não faz sentido nenhum e que os relatores e comentadores desportivos gostam muito de utilizar, quando por alguma razão o esférico entra em colisão avançada com o ferro que delimita a baliza é: "o poste defendeu a bola". Bem, a menos que as balizas tenham rodas e que alguém as mude, ou que por magia ou exoterismo estas se movam, por serem seres inanimados, as balizas não possuem a faculdade de defender bolas ou tão pouco de fazer golos. Senão os clubes em vez de contratar guarda-redes podiam contratar os melhores construtores de balizas. Já estou a ver neste universo paralelo, o mercado de transferências: "O Benfica comprou 50% do passe do Eng. Sílvio Monteiro, que actuava na formação da Fabrigmno e que foi formado na cantera da Faculdade de Engenharia de Bragança"

Outra expressão inusitada e caricata, utilizada por quase todos amantes de futebol, incluindo eu, é: "Foi um golo de bola parada". Mas se a bola estava parada como entrou na baliza? A bola ou está parada ou está em movimento. Se está parada não pode entrar. É como, " foi um golo de bola corrida", mas a bola tem pernas para correr? O correcto seria foi um golo de bola rebolada. 

Teríamos mais expressões para dissecar, mas fica para uma próxima. Já agora, não podia deixar de fazer referência a um dos autores contemporâneos do futebolês, de seu nome Gabriel Alves. Este pensador do futebol, que com muita mágoa minha já não cabe na montra dos comentadores desportivos em Portugal, deixou algumas míticas frases, que alguém se lembrou de coleccionar numa página:

http://galves.no.sapo.pt/frases.htm Simplesmente delicioso!   

Sem comentários:

Enviar um comentário