terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Siglas e mais siglas

Lúcifer depois da passagem de ano e do Natal ficou um pouco obeso e consequente um pouco preguiçoso, daí que o primeiro post, apenas vá sair no décimo dia, do novo ano.

Siglas, siglas e mais siglas. Hoje em dia, no mundo empresarial rebentam como cogumelos as siglas. Seja para identificar um departamento, um cargo ou uma tarefa. Parece que as pessoas têm preguiça de dizer palavras com mais de três letras. Por exemplo: " O CFO reuniu com os RH, para fazer um PDS, sobre o RPO."É verdade que o mundo empresarial parece uma selva, mas não precisamos de andar todos a falar, como se fossemos membros de uma tribo perdida nos nenhures de África. Seria muito custoso e cansativo dizer, que o director do departamento financeiro reuniu com os recursos humanos, para fazer um ponto de situação sobre o recrutamento para o ano? Acho que não e todos se entendiam. Para os fluentes em siglês empresarial ( ou seja pessoas que trabalham no meio há vários anos ou seja nativos), não há problema, agora para os iniciados, como é o meu caso, poderão existir algumas dificuldades e obstáculos à compreensão. 

Eu compreendo que no universo do capitalismo, tempo seja dinheiro e encurtar as frases e palavras, mais que chiquismo seja uma necessidade, então agora com a troika qualquer poupança é bem-vinda ( foi uma tentativa de piada de revista). No entanto, penso que poderiam ser utilizadas alternativas para reduzir o tamanho das palavras, sem ser através de siglas. Perderia-se algum estilo, mas ganharia-se em eficiência, na minha humilde e modesta opinião. Exemplos:

Cargos:
Chief Executive Officer (CEO) - Manda-Chuva.
Chief Financial Officer (CFO) - Mão-de-Vaca

Director de Recursos Humanos (DRH) - O Gajo dos gajos

Departamentos:
Departamento de Segurança (DS) - os Pussies (confesso que quando escrevi isto inicialmente tinha colocado a palavra correspondente em português) 
Departamento de Contabilidade (DC) - Excel ( ou outro software que se utilize para fazer contabilidade)
Departamento de Marketing - os Idiotas

Tarefas:
Ponto de Situação (PDS) - uma rapidinha
Preencher um formulário (PUF) - podia ficar puff gostei da sonoridade da sigla
Reunião com o chefe - molho 

Eis um exemplo de como poderíamos utilizar este novo vocabulário: Vamos dar uma rapidinha com a mão-de-vaca, para preenchermos e entregarmos o Puff ao gajo dos gajos, para este fazer um molho com o manda-chuva, senão podemos ter os pussies à perna. 

Muito melhor, não?
  
Deixo-vos com uma uma cena de uma das minha séries favoritas e relacionadas com o mundo empresarial, The Office: 


Sem comentários:

Enviar um comentário